sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Último Domingo de Janeiro, Dia Mundial dos Leprosos



No último Domingo de Janeiro celebra-se o Dia Mundial dos Leprosos. Este Dia foi instituído pela ONU, a pedido de Raul Follereau, o apóstolo dos leprosos do século XX, que, preocupado com a situação humilhante de milhões de doentes endémicos de lepra existentes em mais de 100 países, iniciou a batalha contra esta terrível doença, promovendo o tratamento e a cura dos doentes, a sua reabilitação, reinserção e dignificação em igualdade com os demais doentes.

30 de Janeiro, Dia da Não Violência nas Escolas



O termo "Bullying" começou a ser utilizado, recentemente, para descrever os actos de violência, física e psicológica praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Neste dia, nas escolas, realizam-se actividades sobre o assunto para tentar acabar com a violência.

27 de Janeiro, Dia do Holocausto


Inevitável recordar o primeiro encerramento de um campo de concentração nazi, o de Auschwitz, libertado pelo Exército Vermelho em 27 de Janeiro de 1945. Só neste campo, os nazis haviam liquidado um milhão de pessoas, judeus na sua esmagadora maioria.

23 de Janeiro, Dia Mundial da Liberdade


Este é o dia da Liberdade:
Liberdade Política - liberdade para formar partidos políticos; para votar em candidatos a diferentes cargos do governo nacional, regional ou local; para se candidatar a qualquer cargo político;
Liberdade de Expressão - liberdade de dizer o que se pensa publicamente, seja em conversa, seja por escrito;
Liberdade Religiosa - liberdade para praticar a religião que se deseja.

6 de Janeiro, Dia de Reis


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". Neste dia as crianças de alguns países, como Espanha, abrem os seus presentes de Natal.

4 de Janeiro, Dia Mundial do Braille


Assinala-se a 4 de Janeiro o Dia Mundial do Braille, na referência ao processo de escrita em relevo para leitura táctil, inventado por Louis Braille (1809 – 1852), o francês que aos 3 anos de idade adquiriu a deficiência visual ao ferir-se com um instrumento de trabalho do seu pai que fabricava selas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz






Esta data é o Dia Mundial da Paz, além de Dia da Fraternidade Universal, sendo assim, um feriado internacional, adoptado por quase todas as nações do planeta.